segunda-feira, 25 de março de 2013

Rebeldia, Big Brother e Vinhetas

Bom, peço desculpas por não postar à aqueles que acompanham (cof) o blog, mas eu estava em uma viagem e não estava interessado em saber em nada além do conflito entre sol e nuvens (sou filho de Deus também).
Então, hoje pretendo postar duas coisas. A segunda vai seguir o que sinto agora, mas, nesse momento, tenho que desembuchar um monte de coisa que ficou presa na minha cabeça que não quis botar no Facebook, mas vale a reflexão.
Um cidadão, devidamente registrado no cadastro de pessoas físicas de nome Rafael faz uma crítica a Rede Globo. O fato se dá quando ele é perguntado sobre o BBB em uma daquelas indagações de vinheta do tipo "Quem você acha que vai sair do Big Brother Brasil?" e coisas do gênero. Bom, baixou o Chê Guevara Hasta Lá Revolution na pessoa misturado com um "preciso aparecer, mas gosto de repetir os que os outros dizem, porque ta na moda" com um toque de recalque e um discurso assustador. Pior do que os gritos que vem da sala enquanto minha namorada assiste um seriado de Zumbi.
Basicamente o colega Rafael culpa o Reality Show pela "situação em que se encontra a população brasileira". Acredite. Bom, minhas palavras não são de ouro, nem de prata, na verdade já ficaria feliz se valessem alguma coisa, mas o que o cidadão botou para fora é tão absurdo que por algum motivo preciso me expressar.
Rafinha disse que nada na Globo presta, com exceção do Jornal Nacional.
Meu caro amigo Rafael, sinceramente espero que não seja mal de nome, mas fato é que meu irmão (também Rafael) quase morreu após saltar bêbado do 5o andar. Hoje ele está bem e espero que o senhor também tenha momentos de sanidade.
O senhor assiste Jornal Nacional. Passa seu tempo sem fazer nada a não ser trabalhar (bom, vou ser generoso, pois ele estava ali fazendo compras estilo bon vivant), não se informa, a não ser pelo grande Jornal Nacional!
Rafa, já parou para pensar que a Globo faz o JN? Já? Já viu o Jornal da Band, do SBT, da Record, e qualquer outra bancada com dois apresentadores sérios falando de coisas que acontecem no mundo? Acredito que não, Rafa.
Porque todos esses jornais só tem em comum a bancada e duas pessoas com cara de indiferença de quem tomou 32 comprimidos de calmante na hora de apresentar o programa.
Se no jornal será dito que a corrupção está aumentando, a inflação está acima do estipulado pelo Banco Central, o PIB abaixo das expectativa e outras coisas do gênero ou se vai ignorar tudo isso e vai ser mencionado o campeonato de Sauna realizado na Suiça, a visita do Papa a Bangladesh, ou simplesmente dedicar a noite para dar uma receita de miojo dada pelo ENEM reproduzida pelo Willian Bonner, é a emissora! Sim, Rafa, a emissora escolhe o que vai colocar no Jornal que ela paga, sabia?! E isso é o melhor programa da emissora? O programa na qual a informação é selecionada a dedo?
Acho que você poderia usar o Tico e Teco (Perdoe-me se apelidei mal seus neurônios) para pensar que a Globo não fala mal do BBB no Jornal nacional! Sem esquecer que sua entrevista não passou na vinheta, né? Mas de fato não passou porque você só teve visibilidade no Youtube!
Outra coisa, o que você chama de "Nível Cultural Baixísssimo"(sim, escrevi com maiúsculo porque o Rafa é revolucionado) é atribuído a novelas, Big Brother's da vida e outras coisas.
Bem, eu conheço gente que já levou computador para viagem para carregar ipod, gente que comia meleca, gente se questionou o por quê de 1/4 virar 25% em uma equação, mas nunca vi ninguém assistir CNN o dia todo. Rafa, você quer uma TV notícia? Bom, vai ver TV Justiça ou paga 30 reais na Net, larga o Shopping e você pode assistir o Breaking News 24 horas na CNN.
Acontece que as pessoas trabalham. O país anda por causa delas. O país cresce. Chega uma hora que você quer ver Salve Jorge e depois Big Brother, porque ver soldado do Iraque sem braço, adolescente morrendo o dia todo porque bebe e dirige, incêndio em boate que mata todo mundo e coisa desse tipo depois de um dia de trabalho, não é saudável e nem bom para a "Cultura Nacional".
Sabe o que é triste? Triste é o teatro custar caro às vezes e não ter em todos os lugares do Brasil. Triste é as pessoas irem ao cinema como 'programa casal' somente e não apreciar um bom filme a mensagem que ele tem que passar.
Entretenimento é necessário. Não sou pago pela globo, na verdade meu pai até queria colocar uma bomba no helicóptero do Boninho em certa época, mas o fato é que falar que fulano perdeu o braço em SP o dia todo não é o que vai tirar o Brasil do 'Nível Cultural Baixíssimo'.
Entreter as pessoas, mesmo que em uma novela cheia de erros que mostre às pessoas que existe tráfico de humanos, ajuda!
Bom, sobre o Big Brother, você pesquise o por quê de colocar 12 desconhecidos numa casa isolada e mandá-los sobreviver durante 3 meses é interessante antropologicamente e psicologicamente. Pense um pouco, já que você mesmo, em proporções infinitamente menores, teve problemas com sua mãe quando era criança.
Esse post está enorme, me sinto obrigado (se você chegou até aqui, você ganhou a prova do líder) a terminá-lo.
Não é o Big Brother, a novela, ou qualquer outra coisa que faz o Brasil se afundar. Isso é entretenimento e cada um se entretém da forma que mais gostar, e confesso que a Globo faz programas bem bons, mas alguns extremamente ruins.
O que pode fazer algum efeito é 90 milhões de pessoas sentarem para assistir o tal Jornal Nacional dando boa noite para o Bonner, não fazendo a menor diferença se o país está um caos, ou se simplesmente a emissora ignora isso e dá ênfase na presidente da Argentina visitando o Papa Hermanito.
Mas enfim, o legal é reclamar, né, Rafa? Pense.
Ser do contra é legal por um motivo: estimula a pensar e descobrir o que você entende como saudável.
Não seja rebelde. Seja produtivo e bom para sociedade. Se você tivesse um programa na televisão e falassem mal dele, você colocaria no ar? Aposto minha vida que não. A Globo também não coloca. Qual a surpresa?
Então que mudem este título do vídeo de 'Censurado pela Globo'.
Ninguém dá tiro no pé, nem o Rafinha. Chega de hipocrisia. Informação é importante, vá atrás dela.
Não gosta de BBB? Troca de canal. Tem muita coisa passando por aí. No fundo são as pessoas que ouvem e repetem, como o Rafael, que infelizmente não deixam o Brasil se destacar. Forme sua cabeça, leia, ouça, estude, pense. Depois de tudo isso, você vai estar cansado, então relaxe, vá ver um Salve Jorge, um Silvio Santos, ou qualquer outra cosia que te entretenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário